domingo, 4 de outubro de 2009

Arquivos na nuvem com Dropbox ...


dropbox
Cada vez mais a demanda de aplicações para soluções em nuvem cresce. O Mesmo acontece com soluções free (para alegria de todos).
Ontem me cadastrei no site da Dropbox, para conhecer o serviço que eles oferecem. Obviamente optei pelo plano free (até 2 Gb) inicialmente.
Achei uma idéia fantástica.
Você tem 2 Gb free de espaço para armazenar seus arquivos. Até aí nada de mais...
O diferencial é que você baixa o aplicativo Dropbox para: Windows, MAC, ou Linux.
Neste aplicativo você escolhe uma pasta local para sincronizar automaticamente com a pasta online. Sendo assim você pode fazer isto em todos os seus computadores.
No meu caso fiz no meu notebook (Linux Ubuntu 9.04) meu PC em casa (Windows XP SP3 - porque não sou eu que uso rsrsrs), minha máquina virtual no meu linux (Windows XP SP3).
Assim todas as máquinas mantém o conteúdo da pasta igual. Isto porque o software conta com controle de versão. Contudo se você altera o conteúdo de qualquer arquivo em um dos computadores, ele é alterado instantaneamente nos que estiverem ligados e nos que estão desligados, quando iniciar o sistema operacional já atualiza o conteúdo da pasta automaticamente.
É super simples de instalar e configurar.
1 - Primeiro você cria sua conta no site da Dropbox.
2 - Baixa o aplicativo para o seu sistema operacional.
3 - Instala o aplicativo e configura a autenticação.
4 - Escolha a pasta à ser sincronizada.
Depois divirta-se!
OBS.: O único objetivo de divulgar este serviço é compartilhar minha experiência.
Não se trata de propaganda e não tenho nenhuma responsabilidade pela solução.

Nenhum comentário: